PROFESSOR I
ÍNDICE
CONHECIMENTOS GERAIS
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL:
1. Constituição Federal de 1988
1.1 Capítulo III ? Da Educação, da Cultura e do Desporto
1.2 Seção I ? Da Educação
2. Lei nº 9.394/1996 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
2.1 Princípios e fins da educação nacional
2.2 Organização da educação nacional
2.3 Direito à educação e dever do Estado
2.4 Alterações da LDB
3. Lei nº 13.005/2014 ? Plano Nacional de Educação (PNE)
3.1 Diretrizes do PNE
3.2 Metas e estratégias
3.3 Monitoramento e avaliação
4. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN?s)
4.1 Natureza e fundamentos
4.2 Objetivos gerais
4.3 Orientações didáticas
4.4 Conteúdos propostos
5. Resolução CNE/CP nº 02/2017 ? Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
5.1 Conceito e fundamentos
5.2 Competências gerais da Educação Básica
5.3 Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
6. Lei nº 8.069/1990 ? Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
6.1 Princípios fundamentais
6.2 Direito à educação
6.3 Dever da família, da sociedade e do Estado
7. Lei nº 13.146/2015 ? Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI)
7.1 Princípios e diretrizes
7.2 Educação inclusiva
7.3 Acessibilidade e igualdade de oportunidades
8. Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008
8.1 História e Cultura Afro-Brasileira
8.2 História e Cultura Indígena
8.3 Inserção no currículo escolar
9. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2018)
9.1 Fundamentos e objetivos
9.2 Educação em direitos humanos
9.3 Princípios orientadores
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO:
1. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico
1.1 Processo de planejamento: concepção e importância
1.2 Dimensões e níveis do planejamento
1.3 Planejamento participativo
1.3.1 Concepção
1.3.2 Construção
1.3.3 Acompanhamento
1.3.4 Avaliação
2. Planejamento Escolar
2.1 Plano da escola
2.2 Plano de ensino
2.3 Plano de aula
3. Currículo
3.1 Currículo proposto
3.2 Currículo em ação: da proposta à prática
4. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
5. Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos
6. Educação Ambiental
7. Educação Especial e Inclusiva
7.1 Fundamentos legais da educação inclusiva
7.2 O papel do professor na educação inclusiva
8. Educação, Sociedade e Prática Escolar
9. Didática e Prática Pedagógica
9.1 Didática e prática histórico-cultural
9.2 A didática na formação do professor
10. Processo de Ensino e Aprendizagem
10.1 Relação professor-aluno
10.2 Componentes do processo de ensino
10.2.1 Objetivos
10.2.2 Conteúdos
10.2.3 Métodos
10.2.4 Estratégias pedagógicas
10.2.5 Meios e recursos didáticos
11. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade do Conhecimento
12. Avaliação Educacional
12.1 Avaliação escolar
12.2 Avaliação em larga escala
12.3 Implicações pedagógicas das avaliações
13. O Papel Político do Ensinar e do Aprender
14. Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola
14.1 Concepção
14.2 Princípios
14.3 Eixos norteadores
15. Políticas Públicas para a Educação Básica
16. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
17. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
17.1 Fundamentos conceituais
18. Principais Correntes Teóricas da Pedagogia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Avaliações do Ensino em Larga Escala em Língua Portuguesa
1.1 Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
1.2 Matrizes de Referência
1.2.1 SAEB / Prova Brasil ? 5º ano
1.2.2 SAEB ? 2º ano
1.3 Implicações pedagógicas das avaliações em larga escala
2. Política Nacional de Alfabetização (PNA ? MEC)
2.1 Fundamentos e objetivos
2.2 Diretrizes para o ensino da leitura e da escrita
3. Psicogênese da Linguagem Escrita
3.1 Concepção teórica
3.2 Fases do desenvolvimento da escrita
3.3 Psicogênese e o processo de alfabetização
4. Práticas de Ensino de Leitura (1º ao 5º Ano)
4.1 Estratégias de leitura
4.2 Desenvolvimento da compreensão leitora
4.3 Níveis de fluência leitora
5. Ensino da Língua Portuguesa na Abordagem Discursiva
5.1 Concepção discursiva da linguagem
5.2 Ensino por meio de gêneros textuais
5.3 Práticas pedagógicas com gêneros textuais
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA:
1. Avaliações do Ensino em Larga Escala em Matemática
1.1 Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
1.2 Matrizes de Referência
1.2.1 SAEB / Prova Brasil ? 5º ano
1.2.2 SAEB ? 2º ano
1.3 Implicações pedagógicas das avaliações em larga escala
2. Tendências em Educação Matemática
2.1 Resolução de problemas
2.2 Modelagem matemática
2.3 Investigação matemática
2.4 Etnomatemática
2.5 Matemática crítica
3. Recursos Didáticos para o Ensino de Matemática
3.1 Recursos manipuláveis
3.2 Recursos digitais
4. Interdisciplinaridade e Aprendizagem da Matemática
5. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Matemática
5.1 Fundamentos da BNCC
5.2 Competências e habilidades em Matemática
5.3 Especificações do currículo de Matemática
6. Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática
6.1 Fundamentos da teoria histórico-cultural
6.2 Implicações da teoria histórico-cultural no ensino da Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CIÊNCIAS DA NATUREZA:
1. Materiais e suas Propriedades
1.1 Propriedades dos materiais
1.2 Transformações dos materiais
1.3 Uso e conservação dos materiais
2. Energia
2.1 Fontes de energia
2.2 Consumo, transporte e transformação de energia
3. Ambiente e Seres Vivos
4. Luz e Som
4.1 Luz e sua relação com os objetos
4.2 Luz e sombra
4.3 Som e sua relação com os objetos
5. Água
5.1 Uso da água
5.2 Poluição da água
5.3 Tratamento da água
6. Recursos Naturais
6.1 Recursos renováveis
6.2 Recursos não renováveis
7. Transformações da Natureza
7.1 Reversibilidade e irreversibilidade
8. Terra, Sol e Sistema Solar
8.1 Interações entre Sol e Terra
8.2 Sistema Solar
8.2.1 Planetas do Sistema Solar
8.3 Terra e Lua
8.3.1 Movimentos da Terra
8.3.2 Movimentos da Lua e suas fases
8.4 Formação do planeta Terra
8.5 Eclipses
9. Corpo Humano e Saúde
9.1 Composição e funcionamento do corpo humano
9.2 Corpo humano e ambiente
9.3 Alimentação, atividade física e saúde
10. Ações Humanas e Meio Ambiente
10.1 Influências humanas no ambiente
11. Ensino de Ciências
11.1 Ensino investigativo
11.2 Alfabetização científica
11.3 Contextualização no ensino de Ciências
GEOGRAFIA:
1. O Sujeito e seu Lugar no Mundo
1.1 Vida cotidiana e relações sociais
1.2 Relações étnico-raciais
1.3 Percepção do espaço geográfico
2. Conexões e Escalas
2.1 Escalas geográficas: local e global
2.2 Relações entre espaço de convivência, sociedade e meio físico-natural
2.3 Espaço geográfico em diferentes períodos históricos
3. Mundo do Trabalho
3.1 Processos e técnicas construtivas
3.2 Uso de diferentes materiais ao longo do tempo e do espaço
3.3 Relações de trabalho no campo e na cidade
3.4 Revolução Industrial
3.5 Revolução técnico-científico-informacional
3.6 Transformações no trabalho, emprego e renda
4. Formas de Representação e Pensamento Espacial
4.1 Conceitos cartográficos
4.2 Leitura e interpretação de mapas
4.3 Construção e criação de representações espaciais
4.3.1 Mapas
4.3.2 Gráficos
4.3.3 Tabelas
4.3.4 Recursos audiovisuais
4.3.5 Imagens de satélite
4.3.6 Fotografias
4.3.7 Histórias em quadrinhos e charges
4.3.8 Ferramentas tecnológicas
5. Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida
5.1 Articulação entre Geografia física e Geografia humana
5.2 Transformações no meio natural
5.3 Ambiente rural (campo)
5.4 Ambiente urbano (cidade)
5.5 Relação sociedade e meio ambiente
HISTÓRIA:
1. Acontecimentos Históricos e Relações de Poder
1.1 Estruturas sociais
1.2 Estruturas políticas
1.3 Estruturas econômicas
1.4 Estruturas culturais
1.5 Processos de transformação e permanência
2. Historicidade no Tempo e no Espaço
2.1 Tempo histórico
2.2 Espaço histórico
2.3 Organização cronológica e suas problematizações
3. Interpretações Históricas e Diversidade de Perspectivas
3.1 Diferentes sujeitos históricos
3.2 Culturas e povos em um mesmo contexto histórico
4. Consciência Histórica e Posicionamento Crítico
4.1 Princípios éticos
4.2 Princípios democráticos
4.3 Princípios inclusivos
4.4 Princípios sustentáveis
4.5 Princípios solidários
5. Circulação de Populações e Mercadorias
5.1 Migrações no tempo e no espaço
5.2 Trocas econômicas e culturais
5.3 Significados históricos das circulações
6. Produção do Conhecimento Histórico
6.1 Conceitos fundamentais da História
6.2 Procedimentos metodológicos
6.3 Produção historiográfica
LÍNGUA PORTUGUESA:
1. Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética
2. Linguagem Oral e Escrita
3. Variedade Linguística
3.1 Preconceito linguístico
3.2 Norma culta
3.3 Norma-padrão
4. Língua e Linguagem
4.1 Conhecimentos pragmáticos
4.2 Conhecimentos discursivos
4.3 Conhecimentos textuais
4.4 Conhecimentos gramaticais
4.5 Conhecimentos notacionais
5. Produção e Leitura de Textos Orais e Escritos
5.1 Capacidades, procedimentos e comportamentos de leitura
5.2 Capacidades, procedimentos e comportamentos de produção
6. Prática de Produção de Textos Orais e Escritos
6.1 Produção para aprofundamento
6.2 Produção por frequentação
6.3 Contexto e operadores da produção textual
7. Modalidades Didáticas para o Ensino da Leitura
7.1 Leitura pontual
7.2 Leitura colaborativa / compartilhada
7.3 Leitura programada
7.4 Leitura em voz alta pelo professor
7.5 Roda de leitores
8. Modalidades Didáticas para o Ensino da Produção de Textos
8.1 Reconto
8.2 Reescrita com escriba
8.3 Produção coletiva com escriba
8.4 Escrita de texto que se sabe de memória
8.5 Reescrita de texto
8.6 Reescrita com modificações
8.7 Produção de partes de textos que não se conhece
8.8 Texto de autoria
9. Prática de Análise Linguística
9.1 Características dos textos e dos gêneros textuais
9.2 Coesão e coerência
9.3 Segmentação textual
9.4 Aspectos semânticos e lexicais
9.5 Aspectos gráficos
9.6 Variação linguística
9.7 Morfologia
9.8 Sintaxe
9.9 Fonologia
9.10 Ortografia
MATEMÁTICA:
1. Estratégias no Ensino de Matemática
1.1 Resolução de problemas
1.2 Tarefas investigativas
1.3 Tecnologias digitais
1.4 Etnomatemática
1.5 Modelagem matemática
1.6 História da Matemática
2. Números e Operações
2.1 Pensamento numérico
2.2 Funções dos números naturais
2.2.1 Quantificar
2.2.2 Ordenar
2.2.3 Comparar
2.2.4 Medir
2.2.5 Codificar
2.3 Operações aritméticas
2.4 Procedimentos de cálculo
2.5 Proporcionalidade
2.6 Ordem e representação dos números
3. Geometria
3.1 Noções espaciais
3.1.1 Localização
3.1.2 Movimentação
3.1.3 Representação
3.2 Figuras geométricas
3.2.1 Identificação
3.2.2 Classificação
3.2.3 Diferenciação
3.2.4 Planificação
4. Grandezas e Medidas
4.1 Unidades de medida
4.1.1 Massa
4.1.2 Comprimento
4.1.3 Capacidade
4.1.4 Tempo
4.1.5 Perímetro
4.1.6 Área
4.2 Medidas padronizadas e não padronizadas
4.3 Sistema monetário
4.4 Estimativas
5. Probabilidade e Estatística
5.1 Ideias de acaso no cotidiano
5.2 Dados estatísticos
5.2.1 Coleta de dados
5.2.2 Leitura e interpretação
5.2.3 Seleção e comparação
5.2.4 Representação em tabelas e gráficos
5.3 Comunicação de dados de pesquisa
5.3.1 Produção de textos
5.3.2 Resolução de problemas a partir de dados
6. Álgebra
6.1 Desenvolvimento do pensamento algébrico
6.2 Padrões e regularidades numéricas e figurais
6.3 Regras de formação de sequências
6.3.1 Ampliação
6.3.2 Construção
6.3.3 Identificação
6.3.4 Descrição
6.4 Proporcionalidade
7. Eixos Articuladores do Ensino de Matemática
7.1 Jogos e brincadeiras
7.2 Matemática e Educação Ambiental
7.3 Matemática e Educação em Saúde
7.4 Estratégias e procedimentos de resolução de problemas
Parte inferior do formulário
Contém Prova Anterior da FGV
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .