PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - PDI
LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Figuras de Linguagem. Ortografia. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição: uso e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Análise sintática. Colocação pronominal. Regência verbal e nominal. Crase. Coesão. Redação oficial: atributos da redação oficial, pronomes de tratamento, tipos de documentos.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO:
Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema. Estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Identificação de regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
MS-Windows: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Word atualizado: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel atualizado: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint atualizado: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Cuidar e educar. Brincadeira na educação infantil. Desenvolvimento da linguagem oral. Trabalho com múltiplas linguagens. Compreensão do ambiente. Relação consigo mesmo e com o outro. Desenvolvimento da psicomotricidade. Formação pessoal e social da criança. Alfabetização e letramento. Formação do pensamento lógico-matemático. Didática e metodologia do ensino na educação infantil. Organização e planejamento do espaço na educação infantil. Comportamento infantil. Concepções de educação e escola. Função social da escola. Os teóricos da educação. Educação Inclusiva. Currículo. Planejamento. Projeto Político-Pedagógico. Construção do conhecimento. Tecnologias de informação e comunicação na educação. Avaliação e acompanhamento do rendimento escolar. Relações entre escola, família e comunidade. Noções de primeiros socorros: fraturas, hemorragias, queimaduras, desmaios, convulsões e ferimentos.
Legislação:
Constituição Federal de 1988 (artigos 205 a 214);
Lei nº 8.069/1990 ? Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 1º ao 6º e 53 a 69);
Lei nº 13.005/2014 ? Plano Nacional de Educação;
Base Nacional Comum Curricular ? BNCC (2018);
Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
Parecer CNE/CP 8/2012 ? Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;
Lei nº 13.257 ? Políticas públicas para a primeira infância;
Parecer CNE/CEB 07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica;
Resolução CNE/CEB 05/2009 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Parecer CNE/CEB 20/2009 ? Revisão das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil;
Decreto nº 11.556/2023 ? Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
LDB - Lei nº 9.394/1996 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
Bibliografia sugerida:
ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Culturas escolares, cultura de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, vol. 28, n. 100 ? Especial, p. 1059-1083, out. 2007.
BRASIL. MMFDH. Prevenção aos Acidentes Domésticos & Guia Rápido de Primeiros Socorros. Brasília (DF): Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2020.
CAMPOS, Ari Silva Mascarenhas de. Aquisição da linguagem escrita e oral. São Paulo: Editora Senac, 2021.
CAMPOS, Maria M. Educar e cuidar: Questões sobre o perfil do profissional de educação infantil. Por uma política de formação do profissional de educação infantil. Brasília: MEC, 1994, p.32-42.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA, M. T. M. S.; SILVA, D. N. H.; SOUZA, F. F. Corpo, atividades criadoras e letramento. São Paulo: Summus, 2013.
FILATRO, A. Teorias e Abordagens Pedagógicas. São Paulo: Editora Senac, 2018.
FOLQUITTO, CAMILA T. Teorias de Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil. São Paulo: Editora Senac, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LAZARETTI, L. M.; MELLO, M. A. Como ensinar na educação infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. In: PASQUALINI, J.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: Legado e Perspectivas. Uberlândia: Navegando, 2018, p. 1-274.
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
MORAN, José; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2020.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
______. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA, Nalaine Moura Melo de; VICTER, Eline das Flores. O ensino-aprendizagem do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 13, 11 abr. 2023.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico ? Elementos metodológicos para elaboração e realização. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
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