PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I
LINGUA PORTUGUESA:
Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais, identificação de gêneros textuais, tipos e funções da linguagem, coesão e coerência, ortografia oficial, acentuação gráfica, pontuação, classes de palavras: emprego e flexão, tempos e modos verbais, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, crase, formação de palavras, figuras de linguagem, sentido denotativo e conotativo, variais linguísticas, estrutura e organização do texto dissertativo argumentativo, organização lógica do discurso, reescrita de frases e substituição de vocábulos com preservação de sentido.
MATEMETICA:
Raciocínio lógico: sequências, analogias, proporcionalidade e problemas de lógica formal; operais com números inteiros, fracionários e decimais; porcentagem, raso e proporá ?o, regra de três simples e composta; média aritmética simples e ponderada; interpretação e análise de gráficos e tabelas; sistema de medidas (comprimento, massa, tempo, capacidade e superfície); sistema monetário brasileiro; resolução de problemas práticos envolvendo as quatro operais; noites de estatística básica e tratamento da informação.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Conhecimentos histórico, geográfico e atualidades sobre o município de Bertioga: Localiza-o geográfica; Aspectos socioeconômicos; Aspectos fisiógrafos; Geologia; Recursos hídricos: História: História do município, da emancipação até os dias atuais; principais fatos históricos ocorridos no município. Política: História política do município; Emancipação política; Poder Executivo Municipal; Gestão administrativas; Poder Legislativo Municipal.
Uso pedagógico das tecnologias digitais no planejamento, na gestão escolar e nos processos de ensino e aprendizagem; integração de recursos digitais em práticas didáticas, atividades colaborativas e estratégias de avaliação; elaboração e uso de materiais digitais acessíveis; princípios de acessibilidade, inclusão e desenho universal para aprendizagem no ambiente digital; medição pedagógica em ambientes virtuais; alfabetização e letramento digital; cultura digital na educação; identificação, seleção e avaliação crítica de recursos educacionais digitais; comunicação escolar por meio de ferramentas digitais; boas práticas de proteção de dados, Ética digital e segurança da informação no contexto escolar; Google Works Pace (Gmail, Google Drive, Google Docs., Setes, Slides e Formas): criação colaborativa, compartilhamento, organização de documentos e uso pedagógico das ferramentas; uso de plataformas educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem para organização da rotina escolar, acompanhamento de aprendizagens e interação com estudantes e famílias; fundamentos da computação aplicados educação, considerando resolução de problemas, pensamento computacional, sequências lógicas e abordagem integrada reais do currículo. Referência normativa: BRASIL. Ministério da Educação. BNCC ? Ensino de Computação. Brasília: MEC, 2022.
LEGISLAÇÃO:
Constituição Federal de 1988 ? Artigos 205 a 214
Seções I e II do Capítulo IV do Título VII ? Estatuto do Magistério, da Lei Complementar nº 129, de 28 de agosto de 1995, com suas alterações -
Lei Federal nº 9.394/1996 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Federal nº 8.069/1990 ? Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Lei Federal nº 11.645/2008 ? Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?.
Lei nº 13.005/2014 ? Plano Nacional de Educação Lei nº 13.146/2015 ? Estatuto da Pessoa com Deficiência
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos.
Resolução CNE/CP nº 1, de 7 de abril de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica.
Lei Federal nº 14.640/2023 ? Institui o Programa Escola em Tempo Integral e da outras providencias.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil. Brasília, DF, 2024;
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Grupo A;
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Penso, 1999;
FOCHI, Paulo. A abordagem Obeci para o planejamento na educação infantil. 2019;
HOFFMANN, Jussara. Pontos & contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 10. ed. Porto Alegre: Media-o, 2007;
KAMII, Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002;
KRAMER, Sonia. Educação infantil: fundamentos e práticas. 6. ed. S?o Paulo: £tica, 2015;
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002; SILVA, Nilton. Educação e diversidade: o desafio da inclusão. 2. ed. S?o Paulo: Vozes, 2016;
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
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