EDITAL Nº 004/2025
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ? PSS
LÍNGUA PORTUGUESA:
Tópico 1 ? Procedimento de Leitura
? Interpretar textos em linguagem verbal e não verbal. ? Localizar informações explícitas em um texto. ? Inferir informações implícitas em um texto. ? Identificar no texto o contexto de produção que envolve a situação de comunicação, o perfil dos interlocutores, o assunto, a linguagem utilizada, além de eventuais ruídos que dificultam a comunicação. ? Inferir o significado de palavras e de expressões linguísticas a partir da análise de seus elementos estruturais e/ou do contexto. ? Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos.
Tópico 2 ? Implicações do Suporte / Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
? Identificar os gêneros textuais a partir dos elementos constitutivos de sua organização interna e das informações transmitidas, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
? Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados), de acordo com o contexto de uso. ? Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos ? pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
? Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação.
Tópico 3 ? Relação entre Textos
? Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações, telas), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações explícitas, pressupostas ou subentendidas.
MATEMÁTICA:
? Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.? Resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais, por meio de estratégias variadas.? Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.? Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.? Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas, ainda sem utilização de incógnitas.? Resolver problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da ?regra de três?, utilizando estratégias em contextos de educação financeira.? Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples.? Interpretar e descrever plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.? Resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos em contextos oriundos de situações reais.
? Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais.
? Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas apresentadas em tabelas e em diferentes tipos de gráficos.
CONHECIMENTOS DE MACAÉ:
1. História
2. Geografia
Referências:
CRONOLOGIA DE MACAÉ
CAPITAL NACIONAL DA ENERGIA E DO CONHECIMENTO
HINO DE MACAÉ
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .