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CONCURSOS > * Atibaia - SP > Apostila Da Prefeitura De Atibaia Professor 32 h

Professor ? 32h

50 Vagas

Língua Portuguesa:

Leitura, interpretação e produção de textos: compreensão global, identificação de ideias principais, inferência, intertextualidade, coesão e coerência; gêneros textuais: narrativo, descritivo, instrucional, argumentativo, literário e jornalístico; ortografia e acentuação conforme o Novo Acordo Ortográfico; pontuação básica: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos e travessão; classes gramaticais essenciais (substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção); concordância e regência em situações de uso cotidiano; uso da crase em contextos simples; variação linguística e adequação da linguagem às situações de comunicação; figuras e funções da linguagem aplicadas à leitura e produção de textos escolares.

 

Legislação:

 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (artigos 205 a 214).

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada). Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação ? PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jun. 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5/2009 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1/2004 ? Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009. Lei nº 13.146/2015.Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ? Estatuto da Pessoa com Deficiência.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

Resolução CNE/CEB nº1, de 17 de Outubro de 2024: Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação infantil.

Parecer CNE/CP nº 50 de 2023: Estabelece as Diretrizes para o atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Brasileira.

Lei nº 12.764/2012: Lei Berenice Piana: Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil.

DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011: Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

 

Legislação Municipal:

1. Plano Municipal de Educação ? PME ? Lei 4.381/2015

2. Regimento Comum das Escolas Municipais ? Decreto 9.099/2020

3. Currículo Municipal da Educação ? Decreto 9.393/2020

4. Código de Ética Profissional dos Agentes Públicos do Poder Executivo de Atibaia ? Lei 4.639/2018

5. Política Municipal pela Primeira Infância de Atibaia ? Lei 4.822/2021

 

Conhecimentos Específicos:

ANDRADE, Julia Pinheiro (org). Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula-1ed. São Paulo: Panda Educação, 2021.

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1999.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Tradução de Flávio de Oliveira. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições / Carlos Luckesi. ? 22. ed. ? São Paulo: Cortez, 2011.

PERRENOUD, Philippe. As 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências/Antoni Zabala, Laia Arnau; tradução: Carlos Henrique Lucas Lima; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2014.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem / John Hattie; tradução: Luís Fernando Marques Dorvillé. Porto Alegre: Penso, 2017.

WIGGINS, Grant. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso/ Grant Wiggins, Jay McTigue; tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa ? 2 ed. (ampliada). Porto Alegre: Penso, 2019.

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender Adair Mendes Nacarato; Cármen Lúcia Brancaglion Passos; Brenda Leme da Silva Mengali Editora: Bookwire ISBN: 9788551306475 Edição/Ano: 1ª (2019).

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 ? Especial, p. 1059-1083, out. 2007.

 

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