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CONCURSOS > * Itapetininga - SP > Apostila Da Prefeitura De Itapetininga Professor Educação Básica

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

(Infantil) ou (Fundamental)

78 Vagas

 

 

 

Língua Portuguesa:

1. Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Emprego dos pronomes demonstrativos. 5. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância etc.). 6. Relações de sinonímia e de antonímia. 7. Sintaxe da oração (período simples; termos fundamentais e acessórios da oração; tipos de predicado) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). 8. Funções do ?que? e do ?se?. 9. Emprego do acento grave. 10. Emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto. 11. Ortografia. 12. Concordâncias verbal e nominal. 13. Regências verbal e nominal. 14. Emprego de tempos e modos verbais. 15. Formação de tempos compostos dos verbos. 16. Colocação pronominal.

 

Matemática e Raciocínio Lógico:

1. Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos). Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2. Razão e Proporção. 3. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 4. Regra de três simples e composta. 5. Sistema monetário brasileiro. 6. Porcentagem. 7. Juros simples e compostos. 8. Equações e inequações. 9. Sequências. 10. Progressões aritméticas e geométricas. 11. Análise combinatória. 12. Arranjos e permutações. 13. Princípios de contagem e Probabilidade. 14. Resolução de situações problemas. 15. Sistemas de medidas. 16. Cálculo de áreas e volumes. 17. Compreensão de estruturas lógicas. 18. Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 19. Diagramas lógicos.

 

Informática:

1. Conceitos Básicos de Informática: 1.1. Hardware e software: diferenças e exemplos. 1.2. Componentes do computador (CPU, memória, HD, SSD, placa-mãe etc.).1.3. Dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor, impressora etc.). 1.4. Sistemas operacionais: funções e principais tipos (Windows e Linux). 2. Windows e Linux (Noções Gerais). 2.1. Área de trabalho, ícones e menus. 2.2. Gerenciamento de arquivos e pastas. 2.3. Configurações básicas do sistema. 2.4. Principais atalhos de teclado. 3. Pacote Office e LibreOffice (Uso Básico). 3.1. Word/Writer: formatação de textos, tabelas e impressão. 3.2. Excel/Calc: fórmulas básicas (SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO). 3.3. PowerPoint/Impress: criação de slides e apresentação de conteúdo. 4. Internet e Redes. 4.1. Conceitos de internet, intranet e redes locais.4.2. Navegadores de internet e ferramentas de busca. 4.3. Uso de e-mail (envio, recebimento, anexos e organização). 4.4. Segurança na internet (senhas seguras, antivírus, golpes virtuais). 5. Segurança da Informação: 5.1. Cuidados com senhas e dados pessoais. 5.2. Práticas para evitar vírus e ataques cibernéticos. 5.3. Conceitos básicos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Legislação Municipal:

1. Lei Complementar nº 26, de 27 de junho de 2008 ? Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Itapetininga.

2. Lei Orgânica do Município de Itapetininga, promulgada em 05 de abril de 1990.

 

 

 

 

Conhecimentos Específicos:

1. Conhecimentos Pedagógicos: 1.1. História da Educação no Brasil. 1.2. Fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da Educação. 1.3. Psicologia da Educação: principais teorias de aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Paulo Freire). 1.4. Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e do adolescente. 1.5. Educação Inclusiva e Educação Especial: legislação e práticas pedagógicas. 1.6. Avaliação da aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa. 1.7. Planejamento educacional: anual, de unidade, de aula. 1.8. Relação família?escola?comunidade. 2. Didática e Metodologia de Ensino. 2.1. Didática: conceitos, funções e importância. 2.2. Métodos e técnicas de ensino-aprendizagem. 2.3. Planejamento de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. 2.4. Recursos didáticos e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). 2.5. Ensino por projetos e interdisciplinaridade. 2.6. Práticas de leitura, escrita e letramento 3. Elaboração de planos de aula e planos de ensino. 3.1. Instrumentos e técnicas de avaliação escolar. 3.2. Avaliação contínua e diagnóstica. 3.3. Intervenção pedagógica frente às dificuldades de aprendizagem. 3.4. Prática reflexiva e autoavaliação docente. 3.5. Gestão da sala de aula: disciplina, motivação e mediação de conflitos. 3.6. BNCC. 3.7 Campos de Experiências. 3.8; função social da escola 3.9. educação em direitos humanos. 4. Legislação Educacional BRASIL. 4.1. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). (Artigos 5º, 6º; 205 ao 214). 5. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): A Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 6. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 ? Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências 7. Lei Complementar n° 3, de 10 de dezembro de 1998, conforme alterações procedidas pela lei complementar nº 21, de 5 de outubro de 2007? Estatuto do Magistério Municipal de Itapetininga. 8. Resolução nº 1, de 17 de junho 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 9. Lei nº 11.645, de 10/03/2008- Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. 10. Conhecimentos Pedagógicos e Inclusão 10.1. Princípios da Educação Inclusiva: Entender os fundamentos da inclusão e a importância de eliminar barreiras. 10.2. Didática, Planejamento e Avaliação Currículo e Planejamento: Aprender a adaptar o currículo, a planejar as aulas e a desenvolver Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) inclusivos.

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