ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO
LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de textos: compreensão global do texto; identificação do tema central e das ideias principais e secundárias; inferência de informações implícitas; significado de palavras e expressões no contexto; Tipos e gêneros textuais: características dos textos narrativos, descritivos, dissertativos, injuntivos e argumentativos; diferenças entre gêneros textuais como jornalístico, publicitário e literário; Ortografia e acentuação: regras do Novo Acordo Ortográfico; diferenciação de palavras homônimas e parônimas; Morfologia (Classes gramaticais): estrutura e formação das palavras; substantivos (tipos e flexões), adjetivos (graus e locuções adjetivas), pronomes (tipos e colocação), verbos (modos, tempos, regência, vozes verbais), advérbios, preposições, conjunções e interjeições; Síntese e construção frasal: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; tipos de sujeito e predicado; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, uso correto da crase; Períodos e orações: coordenação e subordinação; tipos de orações coordenadas e subordinadas; análise sintática do período simples e composto; Figuras de linguagem / Funções da linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, antítese, pleonasmo; Coesão e coerência textual: relação entre as ideias do texto; uso de conectivos; paragrafação e organização do discurso.
RACIOCÍNIO LÓGICO:
Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões; lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas, tabelas verdade, equivalências, Leis de De Morgan, diagramas lógicos; lógica de primeira ordem; princípios de contagem e probabilidade; regras de inferência; princípios de contagem e análise combinatória; operações com conjuntos; raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
CONHECIMENTOS GERAIS:
Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Cultural, Política e Social do Brasil e do Mundo.
Conhecimentos histórico, geográfico e econômico da cidade de Santos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Fundamentos da Atuação do AT: Definição, objetivos e atribuições do acompanhante terapêutico; Princípios da clínica ampliada e territorial; Relação terapêutica e escuta qualificada; Acompanhamento como recurso de reinvenção do cotidiano.
Saúde Mental e Política Pública: Reforma Psiquiátrica Brasileira; Política Nacional de Saúde Mental; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Lei nº 10.216/2001 e suas implicações clínicas. Interdisciplinaridade e Integralidade: Trabalho em equipe multiprofissional; Projeto Terapêutico Singular (PTS); Vínculo, corresponsabilização e autonomia do sujeito; Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF/eNASF).
Transtornos Mentais e Psicopatologia: Noções básicas sobre sofrimento psíquico, transtornos mentais e comportamentais; Transtornos psicóticos, neurodivergência, uso prejudicial de substâncias; Crise subjetiva e manejo terapêutico no território.
AT e Práticas no Território: Dimensões clínicas, sociais e culturais do acompanhamento; Uso da cidade e da rede social como dispositivo terapêutico; AT com crianças, adolescentes, adultos e idosos; Situações de risco e vulnerabilidade (violência, abandono, ins titucionalização).
Ética e Direitos humanos. AT em Serviços Públicos e Comunidade: Inserção do AT nos serviços de saúde, assistência e educação; Intervenções em CAPS, escolas, abrigos, residências terapêuticas; Acompanhamento intersetorial e matricialidade ; Produção de autonomia, inclusão social e cidadania. Legislações: Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto da Pessoa Idosa. Lei Orgânica da Assistência Social. Conhecimentos sobre a Política Nacional de Assistência Social, CREAS; CRAS. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Noções de Informática:
Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word (formatação de textos, impressão e criação de documentos) e Planilha Excel (formatações simples, fórmulas e criação de gráficos); Internet e ferramentas Microsoft Office (versões a partir de 2016).
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .