PROCESSO SELETIVO Nº 001/2025
PROFESSOR I
Para atuação em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (curso regular e EJA)
LÍNGUA PORTUGUESA:
Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.
MATEMÁTICA:
Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais - Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano ? ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos ? figuras geométricas planas (perímetros e áreas) ? sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Funções do 1º e 2º graus; Sequências, Progressões Aritméticas e Geométricas. Resolução de problemas.
INFORMÁTICA:
Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (2013, 2016).
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
O sistema escolar brasileiro segundo a legislação atual; a construção do conhecimento; Atividades adequadas e utilização de jogos na aprendizagem; o processo de ensino e aprendizagem: a ação pedagógica; A avaliação da aprendizagem. Integração escola, família e comunidade. O papel do professor no mundo atual.
Bibliografia:
Constituição Federal de 1988 ? (artigos 205 a 214).
Lei nº 9394/96 ? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? LDBN
Lei nº 8069/90 ? Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59; 131 a 138).
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
ANTUNES, CELSO. Na sala de aula. 3º Ed. Petrópolis. 2014.
BACICH, Lilian. et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Mauree. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida. Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro. LTC,2018.
CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016;
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010;
CHRISPINO A.; CHRISPINO, R. S. P. A mediação do conflito escolar. 2. ed. São Paulo: Biruta, 2011;
COLL, César. Comunidades de aprendizagem e educação escolar.
COLL César, MARCHESI Alvaro, PALACIOS Jesús & colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação, volume 3, 2004.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o Trabalho em Grupo. Estratégias para salas de aula heterogêneas. Porto Alegre. Penso, 2017.
CORTELLA, Mario Sergio, A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos, 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: LOYOLA EDICOES, 2011;
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. ? Campinas, SP: Papirus, 2012.
MURICI, Izabela Lanna; CHAVES Neuza. Gestão para Resultados na Educação. 2. ed. São Paulo: Falconi, 2016;
VASCONCELLOS, Celso dos Santos, Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VYGOTSKY, L.S., A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Diretrizes curriculares para a Educação Básica / Campos de experiência e competências / Organização por áreas do conhecimento / Princípios da equidade, inclusão e pluralidade /Concepções de alfabetização e letramento / Alfabetização como prática social / Ortografia e ensino da escrita / Desenvolvimento da linguagem escrita / Práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização / Resolução de problemas / Desenvolvimento do raciocínio lógico / Práticas lúdicas e significativas / Metodologias ativas / Avaliação formativa em matemática / Ensino contextualizado / Arte como linguagem / Cultura visual / Ensino das linguagens artísticas (artes visuais, dança, música, teatro) / Abordagens contemporâneas do ensino de arte / Arte na BNCC /Alfabetização científica / Investigação no ensino de Ciências / Curiosidade e questionamento / Metodologias ativas na Ciência / Práticas experimentais e contextualizadas /Planejamento e organização do ensino / Relação ensinoaprendizagem / Metodologias de ensino / Papel do professor / Organização dos conteúdos escolares / Zona de Desenvolvimento Proximal / Papel da mediação no processo de aprendizagem / Interação social / Relação entre linguagem e pensamento /Avaliação formativa / Avaliação diagnóstica / Função pedagógica da avaliação / Crítica à avaliação classificatória /Práticas inclusivas / Diversidade e equidade / Direitos educacionais / Formação docente para a inclusão / Barreiras atitudinais e pedagógicas / Fundamentos das metodologias ativas / Protagonismo do estudante / Ensino híbrido / Sala de aula invertida.
Bibliografia:
ARANHA, Maria Salete Fávero. Educação inclusiva: com os pingos nos ?is?. São Paulo: Moderna, 2003. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teóricoprática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. Brasília: MEC, 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage, 2013.
CUNHA, Maria Cecília de Souza Minette; SOUZA, Heloísa Pontes de (Orgs.). Arte e Educação: ensino, pesquisa e práticas culturais. São Paulo: Cortez, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LITTMAN, João Batista. Metodologias ativas no ensino de matemática: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. São Paulo: Contexto, 2012.
OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento. São Paulo: Scipione, 1993.
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais: Análise e Propostas. 2006.
SANTOS, Wladimir Luiz dos. Alfabetização científica: uma proposta para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.
SMOLE, Katia; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Luciana. Matemática na escola: desafios da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2012.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
TELMA FERRAZ LEAL (org.). Aprendizagem da escrita e ensino da ortografia: o desafio da alfabetização. São Paulo: Ática, 2004.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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